Início

Quem Sou

Contato

Email

Galeria

GUIA PROFISSIONAL

 
Através do Método Longhi, que compreende um questionário com 400 perguntas abrangendo situações do cotidiano, o terapeuta pode identificar os bloqueios de cada paciente. A pessoa pode responder em casa, de forma bastante espontânea.

Com o slogan “Um sentido para a vida”, o terapeuta resgata os valores e a identidade dos pacientes, que contribuem para a definição da carreira profissional. Durante o processo terapêutico, é feita uma avaliação das habilidades e competências da pessoa. Os bloqueios, podem encobrir cerca de 50 talentos. Bloqueios são um pacote de informação da família, mídia e sociedade, que marcam a personalidade da pessoa durante toda a vida. Quando se conhece os próprios talentos, fica mais fácil eliminá-los.

Durante as sessões terapêuticas, Rovani costuma expor um gráfico com três caminhos de vida, onde a pessoa pode escolher entre a decadência, conformidade ou plenitude da vida. Mas é uma caminhada
individual.

Em Araras, o terapeuta aplica o teste há cerca de três anos. Ele também é membro do Conselho Gestor da UNIPAZ de Campinas/SP, que desenvolve projetos nas áreas de Educação, Saúde, Organizações e Meio Ambiente. Para as pessoas interessadas em se consultar com ele, é necessário entrar em contato e fazer a reserva de horário.

NIVALDO ROVANI:

Contabilista, MBA em Administração, Pós-graduado em Educação, Saúde e Liderança pela UNIPAZ - Universidade  Internacional da Paz, Terapeuta Holístico (CRT 39643).


Rua Tiradentes, 1052 – 13600-070 - Araras – SP – 19 . 3542 8069

email: nivaldo@casarovani.com.br

Topo da Página
 


QUANDO COMEÇAREI A VIVER?
Topo da Página


Uma pergunta nunca falta nas nossas apresentações: o que é holística?
Imaginamos que o conceito de terapia pode ser compreendido com certa facilidade. Mas vamos aprofundar.

Terapia quer dizer harmonizar, equilibrar. Algo se passa conosco e precisa reencontrar seu curso. O rompimento das margens pode transformar um rio caudaloso em pântano. Ele perde sua força e tem dificuldade de avançar para o mar. Sofre e causa sofrimento com suas águas pantanosas. Simbolicamente, a terapia é a forma de buscar o equilíbrio entre o rio e a natureza.

E Holística? Holística, do grego, holus: significa totalidade. A forma de cuidar que reúne técnicas milenares e contemporâneas para proporcionar a Harmonia, a Qualidade e o Bem-Estar em nossa vida, com a visão do todo. A terapia holística considera os aspectos sociais, emocionais, financeiros, profissionais etc. com o propósito de olhar a pessoa diante do todo e ajudá-la a transcender a dificuldade com auto-conhecimento. Incrementa a capacidade de ser bem-sucedido nas situações da vida a partir dos próprios valores.

Cada caso é considerado único e deve dispor dos mais variados métodos para despertar a inteireza do Ser, aumentar as oportunidades e minimizar as condições adversas.

A nossa cultura ou educação tradicional é baseada na fraqueza. Na família, a criança ouve milhares de “nãos”, “não pode”, programando um adulto temeroso e punitivo, com a visão de mundo do “fundo do poço', quando a vida lhe promete afirmar “eu posso”.

Topo da Página

A religião mostra o pecado para dizer que lá na frente tem a Salvação.

A escola cobra resultado intelectual, mas não prepara a pessoa para a vida, pois conhecimento ainda não é sabedoria.

A medicina estuda as doenças para encontrar meios de recuperar a saúde.

A psicologia estuda a briga dos casais para procurar métodos de conciliação.
 
Dificilmente encontramos uma pedagogia que prepara a pessoa para vislumbrar a vida a partir de seus pontos fortes, de seus valores mais profundos.

A maturidade passa longe da Grande Vida, da “vida em plenitude”.

A nossa prática terapêutica incentiva a pessoa a buscar o melhor do melhor dela mesma. E sabemos que não estamos inventando nada.

Sócrates (470-399 a-C), afirmava que “O homem é mau porque não se conhece;
não se conhece, porque não se estuda”.

Topo da Página

A alegria do terapeuta é ajudar o cliente a proporcionar a si mesmo uma nova visão de si e do mundo. Ajudá-lo a reconhecer que amar-se não é um comportamento egoísta. Que conhecer as suas forças internas pode transformá-lo no líder visionário na profissão. Que pode construir um relacionamento saudável no trabalho, no lar, na sociedade e não precisa mais culpar-se ou culpar alguém. Pode assumir a vida, tomá-la nas próprias mãos, como gestor de si mesmo e parar de viver a vida do outro.
Buscar a ajuda do terapeuta facilita eliminar as “ferrugens” históricas da vida e canalizar as forças internas.

Pra que serve um enorme e potente navio que não consegue se afastar do porto?

Ficamos maravilhados quando a pessoa percebe que é muito mais do que aquilo que ela pensava ser. Ela pode então aproveitar melhor a profissão diante da conscientização de dons, talentos, liderança, valores e metas; pode transformar o temeroso punitivo em confiante potencializador, pode aprender habilidades para controlar a fonte de estresse e somatizações. Ousar pela auto-confiança porque agora sabe como liberar as suas potencialidades.

Não pretendemos listar todos os benefícios da terapia. Somos um com a natureza e dela vamos tirar um exemplo.

Um exemplo da autotransformação terapêutica encontrado na natureza vem da lagarta, que depois de fazer seu processo interno se torna a linda borboleta. Freqüenta os jardins e as flores mais exuberantes.

Daí nos vem a lição: a borboleta rasteja até o momento em que ela aprende a voar. Na natureza é assim, se um pode, todos podem.

Agora é com você!
 

NIVALDO ROVANI:

Contabilista, MBA em Administração, Pós-graduado em Educação, Saúde e Liderança pela UNIPAZ - Universidade  Internacional da Paz, Terapeuta Holístico (CRT 39643).


Rua Tiradentes, 1052 – 13600-070 - Araras – SP – 19 . 3542 8069

email: nivaldo@casarovani.com.br

CONTATO AQUI PARA ADESÃO

Topo da Página
 

Artigos

Imprensa

Programas

Links

Depoimentos

 

Início - Quem Sou - Contato - Email - Artigos - Imprensa - Programas - Links
Todos os direitos reservados: Casa Rovani  -  Desenvolvido por: Multiservice Agência de Internet